HISTÓRIA

RESUMO HISTÓRICO DA ALA DE NUN’ÁLVARES DE GONDOMAR

“ Pequeno destaque ”

Clube fundado em 30 de setembro de 1923, pessoa coletiva de utilidade pública desde 1989, teve o reconhecimento do Município de Gondomar com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro em 1998. Desde então mantem em Gondomar uma intensa atividade cultural e desportiva.

Em 1924 foi criado o Grupo Coral e em 1926 o TANAG – Teatro Amador da Ala de Nun’ Álvares de Gondomar que se encontra atualmente inativo. As modalidades praticadas no clube pelos seus 400 atletas são o ténis, ténis de mesa e voleibol.

Em 1943 o clube introduziu o voleibol em Gondomar, começando pelo masculino e em 1965 com o feminino, tornando-se numa referência nacional devido ao seu número de atletas e aos títulos que foi somando.

Em 1978 iniciou a sua secção de Ténis, com o recurso ao campo do Monte Crasto até 1984, ano em que passou a dispor de instalações próprias. Para além do ensino a secção passou a competir tanto a nível de seniores como nos escalões de formação.

A Secção de Ténis de Mesa foi ciada em 1980 com o objectivo de competir como também de divulgar a sua prática. Foi nesta modalidade que Ala esteve representada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, (Rio2016) através da sua atleta Shao Jieni.

1ºs ESTATUTOS DA ALA DOS LEGIONÁRIOS DE NUN´ÁLVARES DE GONDOMAR

Acta de Constituição da Ala dos Legionários de Nun' Álvares de Gondomar

Fotos Históricas

Algumas fotos históricas da Ala